Abdominoplastia – Plástica Abdominal

voltar

A plástica abdominal , também conhecida como dermolipectomia ou abdominoplastia é uma das plásticas mais procuradas em todo o mundo .Um abdomem bem definido e tonificado é muitas vezes conseguido através de controle da dieta e atividade física, infelizmente mesmos com essas medidas alguns pacientes desenvolvem um abdome protuso, flácido e esteticamente desagradavél.Isto ocorre geralmente devido a diversos fatores ,entre eles , a dieta , sedentarismo , gravidez , flutuações no peso , gravidez e fatores hereditários. A abdominoplastia visa retirar o excesso de pele e de gordura da região abdominal inferior , bem como reposionar a musculatura abdominal , trazendo um aspecto mais harmônico e estético a região , podendo ser associado ou não a técnica de lipoaspiração.

Tipo de Anestesia

A ANESTESIA REALIZADA PODE SER PERIDURAL COM SEDAÇÃO OU ANESTESIA GERAL, A DEPENDER DAS CONDIÇÕES CLÍNICAS DO PACIENTE E AVALIAÇÃO ANESTÉSICA.

Tempo de Duração da Abdominoplastia

Dura, em média, cerca de 2-3horas.

Período de Internação

Varia de paciente para paciente, em média, cerca de -2 dias.

Evolução Pós Operatória da Abdominoplastia

A abdominoplastia normalmente não é dolorosa, mas nos primeiros 5 ou 7 dias são de bastante desconforto, devido à presença do dreno e a posição arcada que é necessária para uma boa cicatrização da ferida operatória.

Após retirarmos o dreno, com 7 dias, a paciente já poderá esticar o corpo um pouco mais e a liberdade ocasionada pela retirada do dreno possibilitará realmente uma grande melhora na recuperação. Com 15 dias são retirados os pontos da incisão e a paciente já estará andando erguida mas não esticada, com 21 dias já é possível por dirigir pequenas distâncias, e com 30 dias a paciente volta à atividade praticamente normal, só não podendo realizar tarefas que requeiram muito esforço. Caminhadas já estão liberadas mas academia somente após 90 dias.

O inchaço principal já diminuiu bastante, mas o final do processo somente será avaliado após 6 meses.

Cicatrizes

Tamanho da cicatriz varia conforme o grau de flacidez e excesso de pele existente , podendo estender-sede uma cicatriz prévia de cesariana ás espinhas ilíacas , pode haver também uma cicatriz umbilical que geralmente fica bem escondida e discreta.Nos casos de miniabdomen , não haveram cicatrizes em torno do umbigo. Toda e qualquer cicatriz passa por fases , ate o 30° dia de pós operatório a cicatriz apresenta-se retilínea e fina , do 30° dia até o 3 mês existe uma tendência de espessamento da cicatriz e vermelhidão , do 3mês ao 1° ano existe um tendência ao escurecimento , no entanto a cicatriz vai aos poucos ficando mais fina, sendo o resultado final da cicatriz , com clareamento da mesma , obtido entre o 1° e 2°ano.

Curativos

Utilizam-se curativos especiais, que são trocadas a cada 4 dias, quando no pós-operatório recente. A utilização da cinta modeladora e indispensável nos primeiros 60 dias , modelando o corpo , reduzindo o edema e trazendo mais conforto e segurança ao paciente.

Possíveis Complicações

Cada organismo reage de maneira diferente a cirurgia plástica abdominal.A grande maioria dos pacientes atingem um resultado ideal, enquanto uma minoria tende apresentar resultados negativos, em maiores ou menores proporções, independentemente do trabalho médico ter sido feito com o maior zelo, perícia e cautela. Entre esses resultados negativos que, felizmente, são raros, o(a) paciente pode apresentar:

1 Infecção

2 Necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa)

3 Necrose da pele

4 Deiscência de pontos – abertura dos pontos realizados

5 Trombose venosa – coagulação do sangue dentro das veias

6 Complicações anestésicas – conforme o tipo de anestesia realizada – podendo acontecer alergia a medicamentos(choque anafilático), hipertermia maligna, cefaleia (dor de cabeça) pós peridural, etc..

7 Complicações estéticas: cada pessoa tem um tipo de cicatrização e são exemplos de complicações estéticas o aparecimento de quelóides, hipercromia de cicatrizes (escurecimento das cicatrizes), irregularidades da área operada, etc

Recomendações Pré Operatórias

• Comparecer a DERMALIFE um dia antes da abdominoplastia para últimos esclarecimentos , fotografias e marcação cirúrgica.

• Comunicar até 2 dias antes da cirurgia, qualquer ocorrência, tal como gripe, indisposição, febre, período menstrual, etc.

• Internar-se no hospital/clínica, obedecendo ao horário indicado na guia.

• Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer,bem como AAS e ginkobiloba, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico (o que inclui também os diuréticos).

• Evitar bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia plástica abdominal.

• Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros por um período aproximado de 3 semanas.

Recomendações Pós Operatórias

• Evitar esforço físico pelo espaço de 30 dias.

• Levantar-se tantas vezes quantas lhe foi recomendado, por ocasião da alta hospitalar, obedecendo os períodos de permanecer sentada, bem como evitar ao máximo subir ou descer escadas longas.

• Evitar molhar o curativo durante a primeira fase (os primeiros 5 dias).

• Não expor-se ao sol ou friagem durante um período mínimo de 60 dias.

• Andar em ligeira flexão de tronco (corpo curvado), mantendo passos curtos, durante um período de 15 dias.

• Obedecer rigorosamente à prescrição médica.

• Voltar ao consultório para a troca de curativos, nos dias e horário marcados.

• Alimentação normal (salvo em casos especiais que receberão orientação específica).

• Aguarde para fazer ou continuar sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após a liberação médica. A antecipação dessa conduta, por conta própria, pode desencadear resultados indesejáveis e prejudiciais.

• Em caso de pacientes muito obesos(as), ou quando o procedimento cirúrgico for associado a uma lipoaspiração, é comum que ocorra a eliminação de líquido amarelado em um ou mais pontos da cicatriz, o que costuma acontecer após o 8º dia pós-cirurgia, todavia, este tempo pode variar de paciente para paciente. É a lipólise (destruição da gordura).

• Consultar este folheto informativo tantas vezes quantas se fizerem necessárias para esclarecer e eliminar perfeitamente suas dúvidas. Restando algum questionamento, contatar o(a) cirurgiã(o).

O bom resultado final também depende de você.

Nota Importante

Toda cirurgia envolve risco e toda intervenção com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras pode necessitar de retoques.

Galeria de Fotos

Devido ao respeito as normas éticas estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina(CRM),que proíbe a exibição de fotos de pacientes do tipo pré e pós operatório , fornecemos o seguinte link com finalidade meramente ilustrativa:

http://www1.plasticsurgery.org/before_and_after_photo_gallery/?procedure=Tummy_Tuck

Animação em 3D

Clique no link e acompanhe a simulação da cirugia em 3D

http://www.plasticsurgery.org/cosmetic-procedures/tummy-tuck/3d-animation-page.html

Ir ao topo