Notícias

voltar

Conheça a bichectomia, plástica das famosas para diminuir as bochechas

28 de julho de 2016

Afinal, o que é bichectomia?

Primeiro é preciso entender a estrutura da face, que apresenta uma anatomia complexa, com diversos compartimentos de gordura, que funcionam como proteção. Entre estes compartimentos, existe um que se estende quase que ao longo de toda a superfície lateral do rosto, em plano profundo, desde a têmpora até próximo à mandíbula, recebendo o nome de Bola ou Bolsa de Bichat. A região do “oco” da cavidade oral (região das bochechas) é a que apresenta maior espessura, podendo, quando em grande volume, dar aspecto mais arredondado ao rosto.

O que é essa intervenção?
Bichectomia é o nome dado à retirada cirúrgica de parte desse compartimento de gordura, visando modificar, afinar o contorno facial.

– Como é?
Como o compartimento de gordura a ser alcançado encontra-se em plano profundo (abaixo de estruturas nobres da região facial), o acesso por meio de pequena incisão na cavidade oral facilita manipulação. Os riscos são os comuns a qualquer procedimento cirúrgico (sangramento, infecção), além dos relacionados às peculiaridades locais. A região de acesso na cavidade oral fica próxima de onde a saliva chega à boca e a ramos bucais do nervo facial, responsáveis pela movimentação de parte da musculatura da boca, o que poderia favorecer lesão destas partes. Outro ponto importante, são os cuidados relativos à proteção da via aérea, vulnerável a líquidos ou fragmentos que porventura viessem a se deslocar na boca.

– Quanto tempo leva?
No geral, costuma ser um procedimento rápido, que dura em torno de uma hora. Varia na dependência da experiência do cirurgião, tipo de anestesia utilizada, intercorrências.

– E o tempo de recuperação?
Edema e roxos podem durar alguns dias ou poucas semanas.

– Quem pode fazer?
A indicação ou não do procedimento depende de avaliação do médico. A princípio, homens e mulheres podem se beneficiar, mas não é aconselhado para menores de 18 anos ou fora do peso ideal.

– Se a pessoa engordar a bochecha pode voltar?
Com o aumento da gordura corporal, poderá haver mudança do contorno facial por acúmulo em outras regiões suscetíveis a alterações de volume, mas dificilmente por volta da porção retirada.

Fonte: Yahoo Vida e Estilo

Leia mais sobre a Bichectomia.

Ir ao topo